A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade médica iminentemente cirúrgica, considerada um ramo da oncologia.
Destina-se a prevenção, diagnóstico, tratamento e a reabilitação de tumores benignos e malignos da face e do pescoço.
Algumas das patologias tratadas pelo cirurgião de cabeça e pescoço:
– Tumores da Glândula tireoide
– Glândulas salivares
– Nariz e Seios da face
– Faringe
– Laringe
– Boca
– Patologias congênitas: Cistos branquiais e cisto do ducto tireoglosso
A tireoide é responsável por produzir os hormônios que equilibram o ritmo do nosso organismo. Nódulos na glândula são comuns, mas menos de 10% são malignos e, quando descobertos precocemente, o índice de cura do câncer de tireoide supera os 95%.
Costumam ser assintomáticos nas fases iniciai. Quando os sinais aparecem, o mais comum da doença costuma ser o aparecimento de nódulo palpável ou visível no pescoço na região da tireoide. Em estágios mais avançados, podem ocorrer também aumento dos gânglios linfáticos e do volume do pescoço, rouquidão, tosse persistente, dificuldade para engolir e sensação de compressão da traqueia.
As paratireoides são quatro glândulas situadas na parte posterior da tireóide. Em raros casos ela(s) pode(m) estar em outro local, como dentro do tórax, e são chamadas de ectópicas. Elas produze homônio chamado paratormônio (PTH), responsável por manter em equilíbrio os níveis de cálcio no sangue.
Laringe
Quando o câncer de laringe se forma nas cordas vocais (glote), causa rouquidão ou alterações na voz. Isto pode levar a um diagnóstico em estágio inicial. As pessoas que apresentam alterações na voz, como rouquidão, que não melhoram em duas semanas devem procurar um médico. Para uma avaliação completa, podem ser encaminhados para um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) ou um cirurgião de cabeça e pescoço.
Para os tumores que não se iniciam nas cordas vocais, a rouquidão ocorre somente após os mesmos atingirem um estágio avançado ou terem invadido as cordas vocais. Muitas vezes, estes tumores não são diagnosticados antes de se disseminarem para os gânglios linfáticos, de modo que o paciente perceba uma massa no pescoço.
Outros Sintomas
Os tumores que começam na área da laringe (supraglote, subglote ou hipofaringe) são frequentemente diagnosticados em estágios avançados, por não apresentarem sintomas, como a rouquidão.
Os sintomas desses cânceres podem incluir:
• Ferida na garganta que não cicatriza.
• Tosse persistente.
• Dor e dificuldade para engolir.
• Dor de ouvido.
• Dificuldade para respirar.
• Perda de peso.
• Nódulo ou massa no pescoço.
Ter um ou mais destes sintomas não significa ter um câncer de laringe ou hipofaringe. Na verdade, muitos destes sintomas são causados por outras condições clínicas. Ainda assim, se você tiver algum destes sintomas, é muito importante que sejam acompanhados por um médico para que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.